top of page
LAGO COLORIDO

Há momentos em que o trabalho do paisagista deve desaparecer mesclando-se com as formas da natureza da forma mais delicada possível. Mas esta tarefa não é simples e não se dá em um passe de mágica. Existe um trabalho árduo e cuidadoso, do projeto de paisagismo e de sua execução para que ao final e com o passar do tempo resulte esta mimetização. E, sim, não pode ser esquecido!

 

Assim foi neste projeto para uma casa projetada por studio mk27 no litoral de São Paulo. Tão integrado resultou o jardim com o entorno natural que nosso trabalho desapareceu. Vamos resgatá-lo, então.

 

Desde a nossa participação na locação da casa, muitas viagens foram feitas em um sobe e desce da serra do mar. Realizamos muitas visitas a obra, com sol e com chuva, percebendo o terreno nos seus pormenores, os caminhos das águas, a inclinação acentuada dos taludes. É incompreensível para mim, a despeito de todas as fortes chuvas com consequências graves em áreas com estas características de encostas, com deslizamentos severos, como até hoje há tanta dificuldade de me fazer entender que, em uma obra em locais como este, projetos de drenagem e contensão de solo são fundamentais e imprescindíveis.

 

Está tudo mais ou menos em equilíbrio até que o homem toca... e o impacto da construção é sempre grande, por mais cuidadoso que seja o processo. Trabalhei o entorno do lote, fazendo a recuperação das encostas com o acerto do terreno e a incorporação da vegetação das áreas afetadas.  

bottom of page